A diminuição da libido é consequência direta da redução no impulso sexual, que varia muito entre os homens e pode diminuir temporariamente devido a condições como a fadiga ou a ansiedade e stress. A libido também tende a diminuir gradualmente à medida que o homem envelhece, estando associada, muitas vezes, a deficiências ou desequilíbrios hormonais.
A libido baixa ao longo da vida pode ser um problema resultante de experiências sexuais traumáticas na infância ou da supressão de pensamentos sexuais. Na maioria das vezes, no entanto, a libido baixa se desenvolve depois de anos de desejo sexual normal. Fatores psicológicos, tais como depressão, ansiedade e problemas de relacionamento, são muitas vezes a causa. Também a doença renal crônica pode provocar a diminuição da libido. Alguns medicamentos, tais como os empregados nos tratamentos de depressão, ansiedade ou câncer da próstata avançado, podem diminuir os níveis de testosterona no sangue e também a libido.
Quando a libido diminui, os homens têm menos pensamentos e fantasias sexuais e menor interesse em sexo, passando a manter relações sexuais com menos frequência. Mesmo a estimulação sexual por imagens, palavras ou toque podem falhar, não provocando maior interesse. Muitos homens, embora com libido baixa, mantêm a capacidade para a função sexual, podendo continuar a empenhar-se na atividade sexual para satisfazer a parceira.
A perda da libido é um sintoma importante que não deve ser negligenciado, pois tem impacto importante na qualidade de vida dos homens. Existem tratamentos para melhorar e resgatar a libido: portanto, não sofra sozinho; não hesite em procurar ajuda para solucionar esse problema.
O Instituto Burmann & Bastos
O Instituto Burmann e Bastos foi criado para oferecer cuidados integrados com foco na saúde, bem-estar e qualidade de vida. Contamos com uma infraestrutura moderna e completa para proporcionar um atendimento seguro e de qualidade.