A ejaculação precoce, também conhecida como ejaculação prematura, é um dos problemas sexuais mais comuns. Ela afeta a autoestima do homem e pode estar associado à disfunção erétil. É caracterizada pelo déficit do controle voluntário sobre a ejaculação. Esse descontrole deve ser persistente, repetitivo e causar sofrimento acentuado ou dificuldade interpessoal, interferindo no bem-estar sexual de um ou de ambos os parceiros.
As causas fisiológicas são extremamente raras e controversas, principalmente quando se fala em hipersensibilidade da glande ou alto reflexo ejaculatório. Em razão disso, os fatores emocionais e de condicionamento é que são realmente considerados pelos especialistas.
Existem teorias, ainda hipotéticas, que apontam, como causa, a predisposição genética ou um distúrbio no receptor 5-HTT, responsável pela reabsorção da molécula de serotonina pelos neurônios. Atualmente, o problema é tratado com psicoterapia, farmacoterapia ou com uma combinação das duas. Há dois tipos de ejaculador precoce: o primário que apresenta a disfunção desde o início da vida sexual; e o secundário, referente àquele que adquiriu o problema depois de ter tido relações satisfatórias por alguns anos. O tratamento medicamentoso nos casos secundários geralmente é mais eficiente que nos primários. Mas a combinação entre as duas terapias costuma obter mais sucesso. Antidepressivos em baixas doses são muito utilizados para esse tipo de disfunção: eles baixam a ansiedade, condensam as secreções e diminuem a excitabilidade.
O Instituto Burmann & Bastos
O Instituto Burmann e Bastos nasceu para oferecer o que há de melhor em Estética, Qualidade de Vida e Bem-Estar! Infraestrutura moderna, tecnológica e completa para atender você com toda qualidade e segurança que sua saúde merece!