Reposição Hormonal Masculina

Reposição Hormonal Masculina

Os hormônios são substâncias químicas que agem nas reações metabólicas do corpo. Cada hormônio tem uma função específica, como a de regular o sono, atuar nas funções mentais, agir no estado de humor, manter a saúde cardiovascular em dia, controlar o sistema imunológico, transformar a gordura em energia, entre outros. 

Por meio disso, o equilíbrio hormonal do organismo desempenha um papel importante em relação à saúde. E as terapias hormonais melhoram a qualidade de vida de homens e mulheres e proporcionam a possibilidade de um envelhecimento mais saudável, principalmente se for aliado a uma alimentação adequada, a exercícios físicos e a boas escolhas de estilo de vida. 

No entanto, mesmo com seus variados benefícios, a reposição hormonal é um tema considerado repleto de tabus e dúvidas para muitas pessoas. E, com esse artigo, serão esclarecidas algumas dessas questões frequentemente levantadas entre os pacientes. 

▶ Reposição hormonal masculina:

A reposição hormonal masculina costuma ser indicada para o  tratamento da Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM), popularmente conhecida como Andropausa. A DAEM compreende o conjunto de sinais e sintomas decorrentes da diminuição da concentração de androgênios no homem.

Esse é um distúrbio hormonal que surge no homem, normalmente, a partir dos 40 anos e causa a diminuição da libido, irritabilidade e ganho de peso. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a deficiência da testosterona pode ser devida a alterações em vários níveis do eixo hipotálamo-hipofisário-testicular, como: anormalidade nos testículos (DT primária), deficiência na hipófise ou hipotálamo (secundária) e mista (associação de primária mais secundária).

A testosterona pode começa a cair por volta dos 35 anos, mas nessa idade, ainda não é necessário que o homem use a testosterona sintética. A reposição só costuma ser indicada após os 40 anos e se os sintomas forem intensos, proporcionando desconforto ao paciente. Nesse caso, é importante procurar um urologista para realizar os exames necessários e que indiquem a dosagem de testosterona na corrente sanguínea e, depois disso, iniciar o tratamento.

▶ Sintomas:

Entre os sintomas, os mais comuns são:

✔ Diminuição da resistência física;

✔ Aumento da gordura visceral;

✔ Diminuição da força e da massa muscular;

✔ Disfunção erétil;

✔ Diminuição da libido;

✔ Diminuição do número de ereções noturnas/matinais;

✔ Comprometimento da memória e funções cognitivas, depressão e irritabilidade.

▶ Tratamento:

A terapia de reposição hormonal com testosterona é a forma mais utilizada no tratamento dos homens com déficit de hormônio masculino e tem como objetivo restabelecer os níveis normais do hormônio masculino e diminuir os sintomas relacionados ao problema. 

O tratamento é feito por meio da administração de medicamentos. Normalmente, as formulações mais utilizadas são as injetáveis de curta e longa ação e as transdérmicas, em forma de solução axilar e gel cutâneo.

Além disso, uma outra forma de melhorar os sintomas é a mudança de hábitos de vida como alimentação saudável, prática de exercício físico, não fumar, não beber álcool, reduzir o consumo de sal e de alimentos gordurosos. 

▶ Curiosidades:

 


07/02/2023

Gostou? Compartilhe esta publicação:

Agende sua consulta

Onde Estamos

Porto Alegre

Avenida Carlos Gomes, 700 - Salas 601/607
Edificio Platinum Tower

Capão da Canoa

R. Ubirajara, 793
Girassol, Capão da Canoa - RS, 95555-000

Agendar Consulta WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais