Você sabe o que são Disruptores Endócrinos?
Essas são substâncias presentes em nosso ambiente que podem, por diversas vias, modificar as vias metabólicas e hormonais. Além disso, eles podem provocar doenças, como obesidade, diabetes, deficiências hormonais em crianças e até tumores.
➥ Exemplos de Disruptores Endócrinos:
-
Recipientes plásticos de alimentos com Bisfenol A;
-
Pesticidas;
-
Agrotóxicos;
-
Materiais em contato com poluentes, eletrônicos, cosméticos, entre outros.
➥ Bisfenol A:
O Bisfenol A é um dos disruptores mais conhecidos. Ele pode ser encontrado em alguns plásticos e, por esse motivo, surgiram campanhas para que ele fosse erradicado em mamadeiras e outros recipientes plásticos ao redor do mundo por apresentar uma série de riscos à saúde.
No entanto, foi descoberto recentemente que a maior concentração de Bisfenol A pode ser encontrada em “papéis térmicos”, aqueleDisruptores Endócrinoss que recebemos na segunda via de cartão de crédito ou notas fiscais.
Há evidências que ele pode atravessar a pele, mas o maior risco talvez seja pegar os papéis do cartão e comer logo em sequência. Pode parecer exagero, mas em alguns países já existem movimentos para modificar a composição desses papéis, retirando o Bisfenol.
➥ Exemplos:
Um exemplo de Disruptores Endócrinos são as garrafas de água. Elas são feitas de um tipo de plástico chamado Politereftalato de Etileno, o PET. Quando aquecido, esse material solta dois compostos químicos: o Antimônio, reconhecido como cancerígeno, e o Bisfenol A, relacionado à desregulação hormonal e a sérios problemas de desenvolvimento infantil. Por isso, fique ligado. Mesmo que a sede apertar, essa não pode ser uma opção!
Os copos plásticos de café são exemplos também de Disruptores Endócrinos. O copinho plástico contém em sua composição substâncias maléficas à nossa saúde, como o Bisfenol A, S e F. No Brasil, desde 2012, o uso desse composto foi eliminado ou limitado em vários produtos. Contudo, estudos recentes apontaram que esses compostos podem contaminar os alimentos.
-
A liberação desses compostos: Nos alimentos está relacionada a temperaturas altas e baixas, como é o caso do café, que é uma bebida servida quente nesses plásticos. Pensando nisso, aconselho aquecer alimentos ou congelar ingredientes dentro de embalagens plásticas, opte pelas de vidro.
-
Além do Bisfenol: Os copos também apresentam um composto chamado Estireno, altamente tóxico.
Assim, para evitar a exposição à riscos desnecessários e ainda ajudar o meio ambiente, opte, sempre que possível, pelo uso de copos de vidro para tomar a sua bebida favorita.
➥ Alternativas:
Para facilitar, separei algumas dicas para minimizar os impactos dos Disruptores:
-
Prefira alimentos cultivados sem agrotóxicos;
-
Evite comprar alimentos embalados em plásticos com policarbonato;
-
Não compre mamadeiras que não tenham selo do Inmetro;
-
Não compre produtos em lata amassada;
-
Não coloque pote de plástico no microondas, a menos que haja indicação do fabricante para isso. A alta temperatura pode liberar esses compostos químicos, contaminando o alimento.