Já conhece a Dieta Carnívora? Saiba tudo sobre esse tipo de alimentação que está ganhando cada vez mais destaque e espaço entre as pessoas que buscam por um estilo de vida mais saudável.
A Dieta Carnívora tem se tornado cada vez mais popular e está com um número cada vez maior de adeptos. Como o próprio nome já diz, a Dieta Carnívora consiste na ingestão de proteínas animais. A proposta é excluir ou limitar em quase 100% a ingestão de legumes, verduras e laticínios.
➜ O QUE É DIETA CARNÍVORA?
A dieta carnívora é uma estratégia alimentar baseada no consumo exclusivo de alimentos de origem animal, onde todas as partes dos animais podem ser aproveitadas. Uma das grandes vantagens dessa dieta carnívora é a sua simplicidade. E para facilitar a compreensão do quão descomplicada ela é, basta que você entenda que praticamente todos os animais ou derivados deles podem ser consumidos.
➜ BENEFÍCIOS DA DIETA CARNÍVORA:
#1 PERDA DE PESO:
Há uma grande probabilidade de perda de peso corporal, devido a baixa ingestão de carboidratos e açúcares livres advindos de produtos como pães, massas e doces em geral. Assim como acontece com a Dieta Cetogênica, não consumindo carboidratos, é possível manter o açúcar no sangue baixo em todos os momentos. Com isso, você não recebe picos de insulina, então seu corpo não tem motivos para armazenar calorias como gordura corporal.
#2 AUMENTO DA MASSA MUSCULAR:
A dieta com baixa ingestão de carboidratos tem se mostrado cada vez mais eficaz na construção de massa muscular. Além disso, com o aumento no consumo de proteínas é possível perceber esses efeitos de forma mais rápida e eficaz.
#3 MENORES NÍVEIS DE INFLAMAÇÃO:
Muitas pessoas acreditam que os alimentos ricos em gorduras promovem maior inflamação do organismo. A verdade, no entanto, é que eles podem realmente diminuir esses níveis. Um estudo de 2013 na revista Metabolism comparou indivíduos que consumiram uma dieta rica em gordura e baixa em carboidratos com pessoas que seguiram uma dieta com baixo teor de gordura e alto teor de carboidratos. As calorias foram restritas em ambos os grupos, mas quem comeu um alto teor de gordura apresentou menores marcadores de inflamação sistêmica após 12 semanas. Como resultado, os pesquisadores concluíram que a ingestão de alimentos ricos em gordura pode ser até mais benéfica para a saúde cardiovascular.
#4 AUMENTO DA TESTOSTERONA
A testosterona é um hormônio esteroide, conhecido como um mensageiro químico que dá ordens às células e responsável pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas. Entretanto, as mulheres também produzem testosterona, geralmente em quantidades menores. E apesar de ser um hormônio sexual masculino, ele também contribui para o desejo sexual, a densidade óssea e a força muscular das mulheres.
Dietas ricas em gordura mostraram aumentar os níveis de testosterona. De fato, um estudo no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que homens que seguiam uma dieta rica em gordura e baixa fibra por 10 semanas tinham testosterona total 13% maior do que indivíduos que comiam pouca gordura e alta fibra.
#5 DIETA SIMPLIFICADA:
Um dos maiores benefícios da dieta carnívora é a simplicidade. Simplicidade é identificar o essencial e eliminar o resto. Gosto sempre de dizer aos meus pacientes que a comida não precisa ser complicada.
Se você é do tipo de pessoa que se confunde contando calorias, está cansado de pesar porções em uma balança de comida, ou não tem certeza do que é sem glúten e o que não é, uma dieta carnívora aliviará você de ter que pensar sobre isso.
Esses são apenas alguns benefícios de aderir a Dieta Carnívora na vida. Sim, existem muito mais!
O que eu quero saber é o que vocês acharam dessa forma de alimentação que vem mostrando desde os tempos mais antigos que é extremamente benéfica para o corpo humano?