Na menopausa a pele sofre alterações e tende a ficar menos hidratada e mais flácida, com maior tendência à rugas devido à grande diminuição do colágeno, provocada pela baixa produção de estrogênios dos ovários. Por isso, os cuidados diários são muito importantes para que a mulher mantenha a região limpa, firme e hidratada.
Mas reforço aqui a ideia de que você PODE ter uma pele saudável, hidratada e cheia de vitalidade, mesmo na menopausa. Para alcançar essa meta, você deve tomar alguns cuidados especiais com os seus hábitos, como estabelecer uma boa alimentação, uma rotina de exercícios físicos e ter atenção com a pele e com os produtos que utiliza. Confira algumas dicas para obter uma pele madura e radiante:
➜ O QUE ACONTECE COM O CORPO DA MULHER DURANTE A MENOPAUSA?
A menopausa é um período fisiológico que acontece após a última menstruação espontânea da mulher. Nessa fase, a secreção hormonal dos ovários é interrompida. Ela acontece, em média, entre os 45 e 50 anos e as alterações cutâneas surgem ainda no climatério, período de transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva. Com a queda gradativa dos hormônios estrogênio e progesterona, a pele fica mais ressecada, há perda das fibras elástica e redução do colágeno, acarretando no aumento da flacidez, perda da elasticidade e do tônus. Como resultado, a pele fica fina, frágil e flácida, com maior propensão a rugas.
➜ COMO CUIDAR DA PELE NA MENOPAUSA?
Para diminuir os efeitos causados pela menopausa, é interessante aderir ao uso de ativos hidratantes. Eles melhoram a textura, luminosidade e reforçam a barreira de proteção contra irritações e infecções. Além disso, uma excelente alternativa é optar pelos procedimentos estéticos, que amenizam de forma muito eficaz os incômodos da pele na menopausa. Confira as principais opções: