As linhas de expressão surgem na pele com o passar dos anos e a busca por procedimentos que amenizam ou previnem essas marcas é cada vez maior. Por isso, tratamentos cada vez mais modernos estão surgindo no mercado. O Sculptra é um dos procedimentos mais conhecidos pela eficiência de deixar a aparência da pele mais jovem, prevenir e tratar a flacidez.
O Sculptra é um produto injetável utilizado para estimular a produção natural de colágeno, dando mais firmeza à pele e retardando o envelhecimento por meio da remodelação da face. Diferente da toxina botulínica, ele é aplicado no contorno do rosto para corrigir a perda de volume da face, melhorando também a qualidade da pele. O Sculptra também pode ser utilizado na região corporal, principalmente no pescoço, colo, glúteos e braços. O efeito do Sculptra pode levar meses para ser notado e usualmente requer dois a três sessões com intervalos entre 30 e 45 dias e com duração média de dois anos.
Esse método é indicado tanto para mulheres como homens que desejam rejuvenescer a pele, tratar ou prevenir a flacidez e, em alguns casos, até rugas. Além disso, ele é indicado para os pacientes que perderam o volume da face em decorrência de grande emagrecimento. O Sculptra tem uma ação específica em cada parte do corpo, confira:
- Rosto: Previne e reduz o enrugamento e a flacidez da pele;
- Braços: reduz o enrugamento e a flacidez da pele;
- Abdômen: torna a pele mais firme, especialmente depois do parto ou de um pós-operatório;
- Glúteos: ajuda a aumentar o volume e corrigir desníveis, também reduzindo a flacidez.
- Coxas: auxilia a reduzir a flacidez na parte interna da região.
É importante entender que os efeitos desse procedimento não são os mesmos da Toxina Botulínica. O Sculptra não paralisa os músculos como o Botox. O que ele faz é ajudar na melhoria da firmeza da pele, um fator que consequentemente auxilia na melhoria de rugas e sulcos. Porém, mesmo após a finalização do tratamento, o médico ainda pode indicar o Botox ou o preenchimento com ácido hialurônico para amenizar as linhas mais profundas e, assim, alcançar o resultado ideal.