Com o passar dos anos, assim como o nosso corpo, a região dos olhos também envelhece. As pálpebras podem se tornar mais flácidas e pesadas e, algumas vezes, até atrapalhar a visão dos pacientes. Mas a boa notícia é que, para casos como esses, existe tratamento: a blefaroplastia.
▶ O que é a blefaroplastia?
A Blefaroplastia é um procedimento estético que tem como objetivo melhorar a aparência das pálpebras e de toda região ao redor dos olhos. Ela pode ter um caráter reparador, para casos em que o problema afeta a saúde ou a visão, e pode ser utilizada para fins estéticos, dando um aspecto de rejuvenescimento da face. O rejuvenescimento é obtido por meio da retirada do excesso de tecidos, como a pele, gordura e músculos.
▶ Para quem a blefaroplastia é indicada?
Por ser uma cirurgia plástica também associado ao rejuvenescimento, esse procedimento costuma ser mais buscado entre pessoas com mais de 30 anos. Além disso, a técnica é indicada para pessoas com:
✔ Bolsas de gordura na pálpebra inferior;
✔ Excesso de flacidez e pele nas pálpebras, sejam inferiores ou superiores;
✔ Ptose, que é quando ocorre a queda da pálpebra devido a fatores musculares;
✔ Pseudoptose palpebral, que consiste na queda da pálpebra devido ao excesso de pele;
✔ Pequenas bolinhas de colesterol presentes nas pálpebras, conhecidas como xantelasmas.
▶ Como a blefaroplastia é realizada?
Apesar de ser uma região sensível do corpo, a blefaroplastia é considerada uma cirurgia simples e rápida, com duração média entre 40 e 90 minutos. É utilizada a anestesia local com sedação para a realização da técnica.
▶ Quais os benefícios para a visão?
O músculo elevador é responsável pelo movimento da pálpebra superior. No caso de fraqueza desse músculo, excesso de pele ou formação de bolsas de tecido adiposo, a pálpebra fica mais pesada e dificulta a repetição desse movimento.
Como resultado disso, pode acontecer um trauma na córnea, que fica com a superfície irregular, sendo essa uma característica do astigmatismo. Entre os benefícios para a visão, podemos perceber:
✔ Melhora da visão funcional;
✔ Redução da fotofobia e do ofuscamento;
✔ Melhora na capacidade de leitura;
✔ Maior facilidade na adaptação dos olhos em diferentes níveis de iluminação;
✔ Melhora na percepção de profundidade, cores e contraste.
▶ Pós-operatório da blefaroplastia:
Os cuidados após a realização da blefaroplastia são essenciais para que os resultados almejados sejam possíveis. Entre eles estão:
✔ Nas primeiras 48 horas é recomendado fazer compressas frias para amenizar o inchaço;
✔ Evitar o tabaco um mês antes e até dois meses depois do procedimento;
✔ Realizar a higienização diária com água e sabão neutro;
✔ Dormir de barriga para cima por, pelo menos, 15 dias;
✔ Evitar massagear, coçar ou fazer qualquer manipulação no local;
✔ Evitar atividades que podem causar impactos na face, como esportes com bola, contato físico ou natação.
Em geral, essa cirurgia apresenta uma recuperação tranquila e pouco dolorida, mas esses cuidados são essenciais para que ocorra a cicatrização adequada. Além disso, a melhora do astigmatismo poderá ser observada quando o trauma cirúrgico tiver diminuído.
É importante ressaltar que, como em qualquer outro procedimento cirúrgico, o paciente necessita realizar uma bateria de exames previamente. E é importante destacar que apenas médicos especialistas podem conduzir a blefaroplastia com mais experiência. Faça uma avaliação!