Você sabia que existem diferentes tipos de gordura e que nem todas elas são prejudiciais à saúde? Isso mesmo! Algumas delas, inclusive, são ótimas fontes de nutrientes. Isso significa que você não precisa fugir de um alimento só porque ele tem gordura, mas sim compreender a importância de cada tipo de gordura para a sua nutrição e saúde.
O primeiro passo é entender a diferença entre as gorduras saturadas, insaturadas e hidrogenadas. Quando pensamos na estrutura molecular da gordura, devemos compreender que ela representa a conexão de glicerol e ácidos graxos. E estes componentes, por sua vez, se dividem em saturados e insaturados. De forma ampla, podemos classificar as gorduras insaturadas como boas, as saturadas como necessárias quando consumidas em pequenas quantidades e as gorduras hidrogenadas como ruins.
▶ Gordura Insaturada:
Não existe uma regra clara do que é uma gordura boa ou ruim. Normalmente, as insaturadas são classificada como boas para o organismo. Porém, dentro desse grupo existem substâncias que fazem bem à saúde e outras que precisam ser evitadas.
A gordura insaturada pode ser encontrada principalmente em alimentos de origem vegetal. Mas ao contrário do que muitos pensam, ser vegetal não significa ser saudável, ok? E para dividir de forma mais clara, é preciso entender que as gorduras provenientes dos grãos, como óleo de soja, canola, milho e girassol devem ser evitadas por serem classificadas como gorduras hidrogenadas. Isso porque elas entram também na classificação de gordura hidrogenada, que vamos explicar em breve.
Diferente da anterior, quando as gorduras vegetais são provenientes dos frutos, elas não fazem parte da classe de hidrogenadas e podem ser consumidas. Esse é o caso da gordura do azeite de oliva e do óleo de coco. Além disso, dentro da classe de insaturados, existem os alimentos ricos em ômega-3, presente nos peixes, que também fazem bem para a saúde.